5 Cuidados Para a Saúde da Costureira

linhanagulha.com.br

Quem nunca sentiu uma dorzinha que seja nas costas que atire a primeira pedra! Infelizmente a profissão de costureira é uma das que mais castiga a coluna das profissionais. Mas não precisa se desesperar, se você tomar alguns cuidados e seguir algumas orientações simples você vai poder costurar por muitos anos sem complicações. Nesse post eu vou te contar 5 cuidados que toda costureira deve ter para manter a saúde.

1 – Tenha uma cadeira própria para costura

Que cadeira você utiliza ao costurar? A cadeira da mesa da cozinha? Ou um banquinho que estava esquecido num canto da casa? Quando eu comecei a costurar eu colocava a máquina na mesa da cozinha e usava a própria cadeira da mesa. Ela era muito baixa, meus braços ficavam muito mais altos do que deveriam e não demorou nadinha pra eu sentir dor na coluna e começar a desanimar com a costura. Na minha primeira oportunidade comprei uma cadeira ajustável, e resolvi quase que 100% o problema com as dores no final do dia de trabalho. Por isso eu digo: Invista numa cadeira apropriada assim que possível!

Dê preferência a uma cadeira ergonômica, que respeita as normas da NR17- 13.962, como: tamanho adequado, ajustes para encosto e assento. Uma cadeira sem braços é a melhor opção, uma vez que os braços podem impedir e regulagem correta da altura. A altura correta da cadeira é aquela permita o cotovelo formar um ângulo de 90º ao apoiar os pulsos na mesa. Os joelhos também devem formar o mesmo ângulo ao apoiar a sola dos pés completamente no chão. E o encosto deve permitir que se apoie a coluna nele mantendo uma posição reta conforme mostra a figura abaixo.

postura-para-costurar

 

 

  • Sentar numa cadeira MUITO BAIXA ocasiona DORES NA COLUNA.
  • Sentar numa cadeira MUITO ALTA que deixe os pés suspensos ocasiona DOR NOS MÚSCULOS.

 

 

2 – Faça pausas para se alongar

Ficar muito tempo sentada, na mesma posição, geralmente, causa dores na lombar e no pescoço. Não espere começar a sentir dor para fazer uma pausa! É preciso fazer intervalos para se alongar e tirar um pouco da tensão da musculatura. O ideal é fazer um intervalo de 10 minutos a cada 1 hora de trabalho. Ficar de pé e dar uma boa “espreguiçada” já ajuda bastante.

banner acabamentoo.png

3 – Atente para a sua postura no dia a dia

Além de prestarmos atenção a nossa postura quando estamos sentadas costurando, se quisermos proteger a nossa coluna também precisamos estar atentas a como nos comportamos no dia a dia. Por exemplo: como você se abaixa para pegar algum objeto no chão? Evite se agachar flexionando as costas para frente. O ideal é que, para pegar qualquer objeto no chão, o movimento de se abaixar comece do quadril juntamente com joelhos flexionados, mantendo o tronco reto. Desse modo o peso se espalha para outras articulações e a coluna não sofre. Veja alguns exemplos de posturas corretas:

postura correta

 

4 – Beba bastante água

A água possui um efeito lubrificante nas articulações que é muito importante! Quando as cartilagens estão bem hidratadas, as extremidades ósseas se movimentam com facilidade. Se as cartilagens estiverem desidratadas, ocorrem movimentos abrasivos que podem resultar em danos irreversíveis e dores localizadas. Por isso, antes de começar a costurar pegue uma garrafinha de água e coloque em cima de sua mesa e repita a doses quantas vezes for possível.

drinking-2704297_1280

5 – Pratique exercícios físicos

Praticar exercícios físicos simples, como uma caminhada matinal, é fundamental para evitar lesões na coluna e em outras articulações. É comprovado que quem mantém uma vida ativa possui uma saúde muito melhor de quem não pratica nenhuma atividade física. É recomendada a consulta a um médico e um educador físico para a orientação das melhores atividades físicas já que não são recomendadas as mesmas atividades para todas as pessoas.

Seguir esses cuidados exige disciplina, mas vale muito a pena. Conseguimos seguir fazendo o que amamos sem nos prejudicar. Me conta, tem algum desses conselhos que você acha difícil seguir? Deixe aqui nos comentários! 😉

banner modelagemm.png

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s