Como ter mais controle para costurar reto

linhanagulha.com.br

dica de costura

Você quer aprender a ter mais controle da máquina e deixar a sua costura bem retinha? Então vem comigo que eu vou te ensinar.

Em primeiro lugar, não deixe o seu pé flutuando quando pisar no pedal. Isso faz com que você tenha menos controle sobre a aceleração. O correto é apoiar o seu calcanhar no chão, e pisar no pedal apenas com os dedos. Dessa forma você vai conseguir controlar bem mais a velocidade da costura.

Um ótimo exercicio para treinar o controle da costura, é desenhar linhas num papel qualquer e passar uma costura em cima delas como se fosse um tecido. Você pode até deixar a máquina sem linha nenhuma, porque a agulha vai fazer furos no papel e vai ser fácil pra você observar como está se saindo. Você pode fazer o mesmo para treinar curvas a cantos, é só desenhar essas formas no papel e costurar como se fosse um tecido. Treinar bastante vai te deixar confiante para costurar num tecido de verdade.

Você pode perceber que na base da sua máquina existem algumas linhas. Alguns modelos vem com uma numeração para indicar quantos centímetros de distância essas linhas possuem da agulha.
Na costura de um pé de máquina você precisa alinhar a borda do tecido com a borda do pé calcador. Para isso fixe o olhar para o calcador e não para a agulha.
O tamanho dessa margem de costura vai depender do pé calcador que você utilizar. O que eu usei é de 1cm, mas existem outros como o de meio centimetro e o de 1/4 de polegada. Mantendo a borda do tecido alinhada com a borda do calcador você consegue seguir um padrão na costura e ela fica bem retinha.

Você também pode e deve utilizar as marcações da base da máquina para te auxiliar na sua costura. Se você tiver dificuldade, pode colocar um elástico preso na base da máquina com a distância desejada e usá-lo como limite para o seu tecido. Ah, e lembre-se de nunca empurrar ou puxar o tecido para trás. Esse trabalho é exclusivo da máquina. O nosso é apenas guiar o tecido para seguir as margens.

Gostou da dica? Se inscreva aqui no blog e siga a Linha N’agulha nas Redes Sociais para não perder nenhuma novidade!:*

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )