Como alinhar um tecido corretamente

linhanagulha.com.br

COMO ALINHAR UM TECIDO CORRETAMENTE

Uma vez recebi um tecido de uma cliente e me assustei quando abri ele na mesa. Acredite se quiser, uma das pontas estava quase 30 centímetros maior do que a outra! O vendedor não fazia ideia do que estava fazendo quando “cortou” o tecido pra ela. Ele deu um pique com a tesoura e rasgou um tecido que não podia ser rasgado, o que resultou num tecido SUPER torto! Bom seria se todos os vendedores cortassem os tecidos na tesoura do começo ao fim, mas, como nem tudo são flores, no post de hoje vou te mostrar qual o jeito certo de se alinhar um tecido.

Mas antes vamos falar brevemente sobre como um tecido é produzido.

Os tecidos planos são produzidos através do entrelaçamento de dois conjuntos de fios que se cruzam em ângulo reto. Os fios entrelaçados no sentido horizontal são chamados de fios de trama e os fios entrelaçados no sentido vertical são chamados de fios de urdume.

Se déssemos um zoom na superfície do tecido nós o veríamos assim:

ESTRUTURA DO TECIDO

Ok. Agora que entendemos como é a estrutura do tecido fica mais fácil entender o que faremos a seguir.

BANNER ACABAMENTO2

Para alinhar corretamente o tecido precisamos puxar um fio da trama com a ajuda de um alfinete, agulha ou o abridor de casas. Temos de puxar esse fio do começo ao fim. Depois de feito isso você vai perceber uma falha exatamente onde puxou o fio. E é nessa falha que você deve cortar. Esse processo deve ser feito nas duas bordas do tecido.

Tendo puxado os fios e cortado na falha, o próximo passo é passar o tecido. Isso é especialmente importante se você fez a lavagem do tecido. Para isso, precisamos dobrar e alfinetar o tecido unindo as ourelas. Alfinete todo o redor sem esticar o tecido. Deixe apenas a dobra que se formou sem alfinetar. Vamos passar o ferro seguindo a direção dos fios de trama (da ourela em direção a dobra). Se você lavou o seu tecido antes, vai perceber que a dobra do tecido vai ficar um pouco retorcida, por isso não passe o tecido até o final. É preciso ir passando aos poucos e ajeitando para que o tecido se assente no devido lugar e nada fique repuxado. Faça isso com calma e, depois de tudo ajeitado, o tecido estará perfeitamente alinhado e pronto para ser cortado e costurado!

Gostou das dicas? Se inscreva aqui no Blog pra não perder as novidades, temos vídeos novos toda semana!

 

 

2 comentários em “Como alinhar um tecido corretamente”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s